XIII. Recommendações


Parâmetros dos AG

Neste capítulo são dadas recomendações básicas caso você tenha decidido implementar algoritmos genéticos. Essas recomendações são genéricas. Você provavelmente precisará experimentar com seu próprio AG para um problema específico, porque não existe uma teoria geral que possa ser aplicada no auxílio da sintonia dos parâmetros dos AG para qualquer problema.

As recomendações são frequentemente resultado de estudos empíricos dos AG, que em geral, são realizados somente em codificação binária.



Aplicações dos AG

Algoritmos genéticos têm sido utilizados para resolver problemas complexos (tais como os problemas NP-difíceis), para aprendizado de máquinas e também para o desenvolvimento de programas simples. Eles têm sido também usados em algumas aplicações artísticas como pintura e música.

Uma vantagem dos AG é o seu paralelismo. AG percorre o espaço das soluções usando mais indivíduos (e com genótipos em vez de fenótipos) de forma que eles são menos susceptíveis de "enroscar" em um extremo local do que os outros métodos.

Eles também são muito simples de implementar. Uma vez que você implantou a parte básica do AG, você simplesmente precisa escrever um novo cromossoma (apenas um objeto) para resolver outro problema. Com uma codificação, você simplesmente muda a função de adequação e está tudo pronto! Entretanto, para alguns problemas, a escolha e implementação da função de adequação pode ser difícil.

A desvantagem dos AG é o tempo de processamento. Os AG podem ser mais lentos do que os outros métodos. Porém, desde que possamos terminar o cálculo sem restrições severas de tempo, o tempo mais longo é aceitável (principalmente com os computadores cada vez mais rápidos).

Para ter uma idéia sobre os tipos de problemas resolvidos com AG, é apresentada a seguir uma lista de algumas aplicações:

Mais informação pode ser encontrada nos links do apêndice.



prev             next


(c) Marek Obitko, 1998
Versão em Português do Brasil (c) Hermelindo Pinheiro Manoel
- Terms of use